Guardas ambientais ganham viagem de encerramento de atividades

Um grupo de 25 adolescentes estudantes da rede pública de Capivari de Baixo e que integraram uma das turmas do projeto Guarda Ambiental, da Associação Jorge Lacerda (AJL), – entidade que administra o Parque Ambiental Encantos do Sul -, fez sua formatura no último dia 23 de fevereiro. A turma foi formada em 2019, mas devido à pandemia e as frequentes mudanças no cronograma de atividades, só conseguiu cumprir o conteúdo programático no início desde ano.

A formatura aconteceu nas dependências do Parque Ambiental, com a presença do presidente da AJL, Valdeci Algayer, e do vice-presidente, Luiz César Fernandes. Estiveram presentes alguns dos alunos da turma que concluiu projeto Guarda Ambiental.

Posteriormente os alunos participaram de uma viagem de campo pelos sambaquis da região litorânea em Garopaba do Sul (Jaguaruna) e Farol de Santa Marta (Laguna), sob a orientação dos pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Educação Patrimonial e Arqueologia da Unisul – Grupep, Bruna Cataneo Zamparetti e Geovan Martins Guimarães. Este tipo de viagem já está prevista desde a matrícula ao projeto.

Os demais alunos do projeto, que somados alcançam 45 adolescentes, ainda estão em atividade.

O Guarda Ambiental é uns dos projetos criados pelo Parque, voltado para adolescentes de 12 a 15 anos. Os alunos têm uma aula semanal nas dependências do Parque, e além de educação ambiental, o projeto aborda questões de disciplina, hierarquia e ética, buscando resgatar valores, muitas vezes já distanciados do dia a dia dos adolescentes. O projeto foi implantado em parceria com o Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente de Capivari de Baixo – CMDCA, por meio do Fundo da Infância e da Adolescência – FIA, com recursos aportados pela Engie Brasil Energia S.A.

Deixe um comentário