Oficinas

Home / Oficinas

Escola do Parque

A Escola do Parque é um programa ofertado através do projeto Cultura no Parque e oferece oficinas de música (instrumentos de corda e sopro), dança (balé e jazz) e teatro. O projeto é beneficiado por Lei de Incentivo à Cultura e, portanto, as oficinas são ofertadas gratuitamente aos interessados.

Na oficina de violão o objetivo é levar aos alunos a partir dos 7 anos de idade o aprendizado do violão popular e introduzi-los ao violão clássico, obedecendo todas as etapas do aprendizado e respeitando as diferenças de aprendizado dos alunos.

As oficinas de dança e balé são voltadas para crianças e adolescente de 7 aos 17 anos de idade. A instrutora trabalha os mais diferentes fundamentos, próprios da modalidade, entre os quais aquecimento, alongamento, flexibilidade, resistência e tônus muscular, boa postura, conhecimento e prática das modalidades de ballet clássico e jazz, musicalidade, ritmo, lateralidade, noção espacial, conhecimento básico do corpo humano, relaxamento, entre outros.

Nas oficinas de violino e piano o professor trabalha questões típicas da área como postura instrumental em pé e sentados, escala padrão 1ª posição, sincronismo de arcos, técnica de condução e aplicação do tempo, iniciação em musicalização com composições infantis e populares, iniciação ao livro Suzuki, volumes 1 e 2, técnicas de expressão, repertório progressivo, entre outros.

A proposta da oficina de teatro é de proporcionar ao aluno a oportunidade de conhecer e aperfeiçoar seus talentos, investigando o espaço cênico, a pesquisa do movimento corporal nesse espaço, a expressão vocal e rítmica do aluno-ator. Os participantes são orientados de forma coletiva e individual. O resultado das atividades das turmas é através de montagens teatrais e as apresentações servem como aplicação do conhecimento e estímulo para a experiência do teatro. É incentivado o compromisso dos alunos com a programação cultural na região, para a educação dos mesmos e para formação de plateia.